Recentemente, muito tem se falado sobre a relação entre o intestino e a saúde geral, incluindo a imunidade e o bem-estar emocional. Nesse sentido, é importante lembrar do impacto direto do funcionamento intestinal na qualidade de vida.
A constipação é sem dúvidas um dos principais distúrbios intestinais que reduzem o bem-estar do indivíduo. Trata-se de um problema comum, que afeta de 10 a 15% da população, principalmente mulheres.
Felizmente, a alimentação pode ajudar a reverter esse quadro!
Existem alimentos que ajudam a regularizar o intestino. Para combater a constipação, por exemplo, é recomendável investir no consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais.
As fibras absorvem água e aumentam o volume das fezes, tornando-as mais macias e fáceis de evacuar. Além disso, elas alimentam as bactérias intestinais benéficas, favorecendo o seu crescimento.
Exercícios físicos aeróbicos também ajudam a combater a constipação. Eles estimulam o movimento intestinal, reduzem o tempo de digestão e aumentam a atividade dos músculos abdominais, ajudando as fezes a se moverem em direção ao reto para serem eliminadas.
Em suma, não existe uma dieta perfeita, mas sim a combinação de hábitos saudáveis que promovem o bom funcionamento intestinal e, consequentemente, qualidade de vida.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!