Não são raros os produtos que indicam estarem livres desse componente. Mas afinal de contas, o que é real e o que não é sobre o assunto?
Todos os alimentos derivados do leite contêm lactose. #MITO — Mesmo sendo preparados a partir do leite de origem animal, nem todos os produtos lácteos contêm lactose. Alguns queijos, por exemplo, contêm quantidades insignificantes desse açúcar, que é em grande parte descartado ou transformado em ácido lático durante sua fabricação.
Apenas o leite de vaca contém lactose. #MITO — Todo leite de origem animal contém lactose, seja ele de vaca, búfala, cabra ou ovelha – ou mesmo o leite materno. Por isso, os cuidados aplicados ao leite de vaca e seus derivados também devem ser seguidos em relação ao consumo desses produtos.
O iogurte tem pouca lactose e pode ser consumido sem problemas. #MITO — O iogurte realmente tem uma quantidade menor de lactose em relação ao leite, com uma redução que varia entre 20% a 30%. Contudo, a redução precisa ser de 70% ou mais para que um alimento seja considerado seguro para pessoas intolerantes a esse açúcar.
É possível voltar a consumir lactose depois do tratamento. #VERDADE — Normalmente, o médico solicita que o paciente suspenda totalmente o consumo de leite e derivados por um período, enquanto o diagnóstico é confirmado. Depois, geralmente é possível consumir quantidades reduzidas de alimentos que contenham lactose, desde que isso não provoque sintomas.
Apesar de ser um pouco limitante, a intolerância a lactose é relativamente simples de ser superada caso seja orientada de forma certa, por profissionais capacitados. Portanto, busque sempre informações e acompanhamento adequado.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo