A maioria das pessoas aponta os supostos benefícios à saúde como motivo para consumir adoçantes. No entanto, há dúvidas sobre a verdadeira contribuição desses produtos.
De acordo com um estudo de 2018, conduzido por universidades em Singapura e Israel, os adoçantes mais comuns disponíveis em todos os mercados podem ser prejudiciais à digestão e causar alterações na microbiota intestinal.
Os pesquisadores observaram o impacto de substâncias como sacarina, sucralose e aspartame em uma cepa de bactéria E. coli. Descobriram que esses açúcares artificiais são particularmente tóxicos e causam estresse nas bactérias intestinais, interferindo no seu crescimento e reprodução.
Embora isso não signifique que os produtos sejam diretamente tóxicos para os seres humanos, eles podem afetar negativamente o microbioma do intestino, o que por sua vez nos prejudicaria.
Assim, é aconselhável consumir qualquer tipo de açúcar com moderação e, se houver desconforto abdominal persistente, é recomendável procurar um especialista para avaliação.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!