Continuando nosso conteúdo sobre o refluxo gastroesofágico, uma doença que atinge em torno de 20% da população brasileira e provoca diversos sintomas, desde azia, queimação e até desconforto abdominal, hoje vamos conversar sobre uma das formas de tratamento: o procedimento cirúrgico.
Existem diversos tratamentos que podem ser oferecidos aos pacientes que reduzem o refluxo, como o uso de medicamentos, mas existem situações onde a cirurgia se faz necessária para evitar diversos problemas futuros. Continue a leitura..
Quando é preciso fazer cirurgia de refluxo?
Antes de tudo, o médico busca adotar os métodos conservadores para reduzir os problemas, indicando medicamentos que ajudem no controle do suco gástrico e facilitam a digestão. Há também a possibilidade do paciente realizar hábitos saudáveis, desde mudanças na dieta e realização de exercícios físicos.
A cirurgia pode ser considerada em casos graves da doença, onde os sintomas se manifestem com maior intensidade e o paciente não consiga ficar sem a medicação ou apresente outras complicações (úlceras e esôfago de Barrett).
Como é feita a cirurgia de refluxo gastroesofágico?
A técnica mais comumente adotada para realização da cirurgia de refluxo é fundoplicatura realizada por laparoscopia, conhecida popularmente como cirurgia de Nissen. Isso porque é um procedimento menos invasivo do que as cirurgias abertas, apresentando uma recuperação mais rápida, com o pós-operatório mais confortável.
Quais são os cuidados pré operatórios?
Nos primeiros dias, faça pequenas caminhadas para não permanecer muito tempo sentado ou deitado.Entretanto, é importante evitar atividades mais intensas. Além disso, não se deve levantar pesos, e os exercícios físicos e atividade diárias podem ser progredidos lentamente, conforme orientação do médico.
Neste conteúdo, decidi compartilhar com vocês respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tratamento cirúrgico do refluxo, o “momento ideal” para realizar e todos os cuidados a serem realizados no pós-operatório. No entanto, existem diversas outras perguntas acerca deste tema.
Gostaria de agendar uma consulta, clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo