Dando seguimento em nossos conteúdos relacionados às hemorroidas, responsáveis por causar muito desconforto e incômodo, hoje vamos conversar a respeito da cirurgia: será que há mesmo necessidade de todos realizarem?
Na maioria dos casos, não há qualquer necessidade do paciente realizar a cirurgia. O procedimento é indicado apenas em casos mais graves, onde o paciente tem problemas em sua recuperação mesmo após o tratamento clínico e enfrenta fortes dores.
Ou seja, antes da cirurgia ser indicada e realizada de fato, o paciente deve seguir adotar hábitos higiênicos e dietéticos (principalmente se as hemorroidas estiverem associadas à constipação) a fim de observar se a recuperação está ocorrendo como o esperado.
Quando os sintomas permanecem mesmo após a adoção de hábitos alimentares saudáveis e o paciente apresenta crises frequentes de hemorroidas, o médico pode recomendar o tratamento cirúrgico a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Devemos lembrar que tudo dependerá de acordo com a situação clínica, ou seja, é fundamental uma avaliação com profissionais de saúde adequados a fim de considerar qual a melhor forma para tratar das hemorroidas.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo