Quando questionados sobre o porquê de consumir adoçantes, a maioria das pessoas aponta para os supostos benefícios à saúde. Mas, e se esses produtos não forem tão saudáveis assim?
Segundo um estudo realizado em 2018, através de uma parceria entre universidades de Singapura e Israel, os adoçantes mais usados (vendidos em qualquer mercado) são prejudiciais à digestão e podem alterar a microbiota intestinal.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores expuseram um tipo de bactéria E. coli a diferentes adoçantes comuns (como sacarina, sucralose e aspartame). Esse contato permitiu notar que os açúcares artificiais são especialmente tóxicos e estressantes as bactérias intestinais, o que atrapalha seu desenvolvimento e reprodução.
Isso não significa que esses produtos são tóxicos aos seres humanos, apenas ao microbioma do intestino (o que acabaria por nos prejudicar).
Portanto, na dúvida, aposte na moderação! Qualquer tipo de açúcar deve ser consumido com prudência e, em caso de desconforto abdominal recorrente, um especialista deve ser consultado.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!