Você sabe a diferença entre gastrite, úlcera e refluxo? Neste artigo, separei as principais características de cada transtorno.
GASTRITE
É a inflamação do revestimento interno do estômago. Pode ser aguda, causada por agentes específicos como H. pylori ou medicamentos, ou crônica, relacionada ao estilo de vida. Os sintomas incluem indigestão, azia, dor intensa e perda de apetite.
ÚLCERA
Trata-se de uma lesão que pode se desenvolver no estômago (gástrica), início do intestino delgado (duodenal) ou esôfago (esofágica). O uso de medicamentos anti-inflamatórios, o alcoolismo e a presença de H. pylori estão entre os fatores responsáveis por essa condição.
Caracteriza-se por queimação, vômito com presença de sangue e dor abdominal que melhora ao ingerir alimentos.
REFLUXO
Ocorre quando o conteúdo estomacal volta ao esôfago, causando desconforto. Obesidade, alimentação inadequada e tabagismo contribuem para o seu desenvolvimento. Problemas no esfíncter esofágico e hérnia hiatal também podem provocar o distúrbio.
Os sintomas incluem azia, retorno de alimentos à boca, tosse seca, dificuldade para engolir e dor no peito não cardíaca.
Se acredita estar sofrendo com algum desses transtornos, não hesite em consultar um especialista.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!