Continuando nosso conteúdo sobre gastrite, uma condição responsável por causar desconfortos e prejudicar a saúde do paciente, hoje vamos conversar sobre algumas desinformações deste tema.
Ainda que esta complicação seja conhecida e discutida por diversas pessoas, podem surgir fatos equivocados. Pensando nisso, decidi preparar alguns mitos e verdades sobre a gastrite a fim de melhorar o conhecimento geral. Confira:
• Beber água alivia os sintomas de gastrite. — MITO. Não existem fatos científicos que comprovem essa afirmação.
• Ficar sem comer pode causar gastrite. — VERDADE. Ficar em jejum por muito tempo pode resultar no problema. A recomendação é que o paciente divida suas refeições entre 2 a 2h para que não sofra com o acúmulo excessivo de suco gástrico no estômago.
• Estresse contribui para a gastrite. — VERDADE. Com o estresse, diversas substâncias responsáveis por agredir a mucosa gástrica são liberadas e agravam o quadro.
• Gastrite é hereditária. — MITO. Existem, claro, outras neoplasias gástricas que podem ser hereditárias, mas não é o caso da gastrite.
• Tomar leite pode curar a gastrite. — MITO. O consumo pode aliviar os sintomas, mas não permite que o paciente alcance a cura propriamente dita.
• Consumir café traz malefícios para quem tem gastrite. — VERDADE. O consumo excessivo de café pode contribuir para o surgimento dos sintomas, principalmente quando o paciente toma diversas doses ao longo do dia e não se alimenta.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo