No final do ano passado, fomos surpreendidos com a notícia da rede de TV americana CNN sobre uma epidemia iminente de câncer colorretal. Mas, o que isso quer dizer?
Em geral, estamos acostumados a diagnosticar o câncer colorretal a partir dos 50 anos de idade. O problema é que, nos últimos anos, temos visto uma mudança significativa desse perfil, em que a doença acomete pacientes cada vez mais jovens. E, para piorar, os casos de início precoce são cada vez mais recorrentes.
Isso que estou lhe dizendo é confirmado por um grande estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, feito por meio da revisão de registros de câncer de 44 países.
E por que esse aumento tem atingido pessoas mais jovens?
Acredita-se que uma série de fatores levou a essa explosão de casos, entre os quais podemos destacar: obesidade, sedentarismo, diabetes, consumo abusivo de álcool, tabagismo, poluição ambiental, dietas ricas em carne vermelha e açúcares adicionados, trabalho em excesso e falta de sono.
A única forma de fugir desse prognóstico é apostando em uma mudança severa de hábitos e consultas regulares a um especialista, de modo a prevenir e tratar precocemente, se necessário.
Sendo assim, não espere o problema surgir para correr atrás do prejuízo. Cuide-se enquanto há tempo!
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!