Ainda que o Câncer de Intestino seja muito comum no Brasil e deve atingir, em 2021, milhares de brasileiros, muitas dúvidas sobre esse tema são levantadas. Pensando nisso, preparei este conteúdo para ajudar de uma vez por todas esses questionamentos.
O câncer colorretal é mesmo um dos tipos que lideram as taxas de morte no país?
Sim, esse câncer se encontra entre os três primeiros que mais matam no Brasil, dividindo espaço com o de pulmão e o de estômago.
Quem tem mais chance de desenvolver esse tipo de câncer?
Dentre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento, são eles:
• Histórico familiar (casos de parentes que apresentaram a doença);
• Obesidade;
• Dieta carente de fibras;
• Consumo excessivo de gorduras de origem animal;
• Pessoas portadoras de doenças inflamatórias crônicas (Ex: Doença de Chron).
Por que o diagnóstico precoce é importante? As chances de ser curado aumentam?
O diagnóstico precoce é responsável por ajudar a lidar com a situação e realizar o tratamento mais adequado. Logo, quanto mais cedo for identificado do tumor, maiores as chances de ser curado.
Como é realizado o tratamento do câncer de intestino?
Geralmente, no tratamento se faz a retirada de parte do intestino grosso ou reto, além dos gânglios linfáticos localizados na região tumoral.
Existem casos onde há a necessidade de realizar tratamentos complementares com quimioterapia e radioterapia, tudo dependerá de acordo com a situação do paciente.
Existem métodos para prevenir a doença?
É fundamental realizar uma alimentação equilibrada e saudável que seja rica em fibras, reduzindo o consumo de gordura animal. Outra recomendação preventiva é a realização de exercícios físicos e ficar atento ao peso ideal.
E o pós-tratamento? Como é feito?
Antes de tudo, o tratamento adequado é realizado. Após isso, o paciente deve ser acompanhado por, pelo menos, 5 anos e realizar consultas médicas regularmente, além de exames de imagem (tomografia, colonoscopia e marcadores tumorais).
As campanhas para prevenir o câncer são mesmo importantes?
Sim, com certeza. Realizar a divulgação de informações relacionadas ao câncer de intestino pode ajudar no controle de novos casos não só no Brasil, como no mundo todo!
Compartilhei algumas das perguntas mais frequentes que recebo sobre o Câncer de Intestino, mas, é claro, existem vários outros questionamentos que podem ser levantados.
Gostaria de agendar uma consulta, clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo