Ocasionadas pelo deslocamento de órgãos internos através do espaço da musculatura, as hérnias caracterizam-se como uma protuberância ou caroço, que podem acometer determinadas regiões do abdômen, a virilha e até mesmo a região lombar.
Com o enfraquecimento dos tecidos e dos músculos envolvidos na parede abdominal, há uma chance maior do indivíduo sofrer com um quadro de hérnia. Confira abaixo alguns dos tipos mais frequentes e seus locais de manifestação:
- Hérnia Incisional — Ocorre próxima ou no local de uma cicatriz decorrente de uma cirurgia abdominal. Também pode se manifestar na região da lombar.
- Hérnia Inguinal — É um tipo comum que ocorre com frequência na região da virilha e está associada à distensão do intestino, onde uma parte se ''prende'' à um espaço da parede abdominal.
- Hérnia Umbilical — Seu desenvolvimento está relacionado ao acúmulo de fluídos do abdômen ou parte do intestino na parede abdominal, impedindo que os músculos ao redor do umbigo consigam se fechar corretamente.
- Hérnia Femoral — Acomete uma região logo abaixo da virilha, onde uma porção do intestino realiza a passagem por um canal utilizado pelas artérias e as veias femorais (grandes vasos sanguíneos). Este problema afeta, principalmente, a população feminina.
Seja qual for o quadro clínico, é fundamental que o paciente se consulte com um profissional especializado para identificar as possíveis causas e garantir um tratamento adequado.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo