Dando seguimento em nossos conteúdos sobre a hérnia de parede abdominal, uma condição decorrente do enfraquecimento da musculatura da parede abdominal, hoje vamos dialogar sobre a relação desta condição e as atividades físicas.
Quando a musculatura da parede abdominal está enfraquecida, independente dos possíveis fatores (obesidade, tabagismo, entre outros), é possível que as atividades físicas ocasionem o surgimento das hérnias.
Isto porque com o esforço físico demandado pelas atividades, seja no trabalho ou na academia, o intestino pode ultrapassar a parede abdominal e ocasionar na protuberância.
“Então devo parar de realizar atividades físicas?” Não. A prática de atividades físicas devem fazer parte da vida de todas as pessoas, inclusive aquelas que possuem fatores de risco para uma hérnia.
Contudo, ressalta-se que a prática de atividades físicas deve ser feita com moderação e acompanhamento profissional. E ao perceber uma protuberância causada pela hérnia, busque por um profissional especializado o mais rápido possível.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo