Pensando em promover a conscientização sobre o câncer colorretal, no post de hoje separei 5 dúvidas comuns sobre esta condição. Confira:
1. O que causa essa doença?
Trata-se de uma condição multifatorial. Fatores genéticos, como ter um familiar com a doença, aumentam o risco, mas não são determinantes. Obesidade, consumo excessivo de carne vermelha e industrializados, tabagismo e alcoolismo também são desencadeadores importantes.
2. Quais são os sintomas?
Nos casos iniciais, a doença costuma ser assintomática, por isso a importância dos exames preventivos. Contudo, quando há presença de sintomas, estes costumam incluir:
- Sangramento nas fezes;
- Mudança no hábito intestinal (constipação ou diarreia);
- Dor abdominal;
- Perda de peso e vômitos.
3. Como é feito o diagnóstico?
A colonoscopia é o exame principal. Através de uma câmera inserida no intestino, o médico consegue identificar lesões cancerosas e enviar o material para biópsia. Por via de regra, recomendamos este procedimento a partir dos 45 anos.
4. Quais os tipos de tratamento?
O tratamento depende do estágio da doença. Na hipótese de haver apenas o pólipo pré-canceroso, fazemos sua remoção na própria colonoscopia. Em casos mais avançados, cirurgias, radioterapia e quimioterapia podem ser realizadas.
5. O câncer colorretal tem cura?
Sim, é um transtorno tratável e, em grande parte dos casos, curável, especialmente se detectado precocemente.
Consulte sempre um especialista para orientações personalizadas!
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!