Em meu consultório, sempre recebo dúvidas de meus pacientes a respeito do exame de Endoscopia, qual suas funções, importância de realizá-lo, quais doenças podem ser diagnosticadas, entre outros.
Por existirem tantas questões a serem abordadas, decidi preparar um conteúdo especial! Confira abaixo:
- Afinal, o que é a endoscopia?
A endoscopia digestiva é um exame de imagem realizado para analisar o trato gastrointestinal superior (esôfago, estômago e duodeno), investigando possíveis tumores, inflamações ou outras comorbidades que estejam afetando a região.
- Como o exame é realizado?
Inicialmente, a sedação do paciente é realizada para prevenir possíveis desconfortos e reduzir os riscos de complicações.
Após esta etapa, um tubo fino com uma videocâmara em sua extremidade é introduzido pela via oral do paciente e será guiado pela garganta até o canal digestivo, onde o profissional poderá avaliar o estado das mucosas e anormalidades que estejam lhe afetando.
- Quais doenças podem ser identificadas?
A endoscopia é conhecida por diagnosticar a maioria das doenças que afetam o sistema digestivo. Dentre as mais comuns que podemos citar, estão entre elas: gastrite, refluxo, hérnias, esofagites e cânceres.
- Como é após a endoscopia?
No pós-procedimento, por sua vez, o paciente deve ficar por 1h em observação. Por conta dos sedativos, é comum que se sinta sonolento ou mais cansado, ambos sintomas provocados pelos medicamentos, logo, é fundamental que evite trabalhar e dirigir até se recuperar completamente.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!