Dando seguimento em nosso conteúdo sobre a gastrite nervosa, uma condição que provoca desconforto estomacal e é agravada por episódios de estresse e nervosismo, nesta postagem vamos conversar sobre os principais sintomas dessa complicação e o tratamento adequado.
Quais os sintomas da gastrite nervosa?
Apesar de não apresentar um quadro infeccioso, a gastrite nervosa apresenta sintomas muito parecidos com os encontrados em outros tipos de gastrite, como:
• Dores estomacais fortes, em forma de pontadas;
• Má digestão, com a sensação de que a comida está parada no estômago;
• Azia e Arrotos frequentes;
• Dores de cabeça e mal-estar geral;
• Vômito ou ânsia de vômito e saciedade precoce
Como obter o diagnóstico da gastrite nervosa?
A investigação da gastrite nervosa é feita por meio do exame de endoscopia digestiva. Um exame que utiliza um tubo fino com fibra ótica, chamado de "endoscópio", para observar partes do interior do corpo. Na endoscopia digestiva, esse tubo é introduzido através da garganta até o estômago, permitindo observar as paredes internas do órgão para identificar se há alguma inflamação, ferida ou similar.
Caso você note algum dos sintomas da gastrite nervosa no seu dia a dia e eles sejam persistentes, o correto é se consultar com um médico especializado no trato digestório e problemas gástricos.
Felizmente, assim como outras gastrites, o tratamento costuma ser bem simples e direto. É essencial seguir as recomendações médicas, pois cada caso é um caso.
Gostaria de agendar uma consulta, clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo