Depende! Ainda que o procedimento cirúrgico seja indicado para grande parte dos casos, existem determinadas situações onde é possível discutir a respeito de sua realização, quais resultados podem ser obtidos, entre outras questões.
A colecistectomia é um procedimento cirúrgico seguro e rápido (dura em torno de 45 min) realizado em casos de pedra na vesícula. Dependendo da avaliação médica, pacientes que sofram com vesícula inflamada ou cânceres no órgão também estão aptos a realizá-la.
E, ao conversar a respeito desta possibilidade de tratamento, também devemos deixar em evidência as técnicas que a envolvem, sendo elas:
• Cirurgia convencional — Também chamada de ”cirurgia aberta”, os profissionais realizam um corte maior no abdômen, para retirada da vesícula. Com o avanço da tecnologia, outras técnicas foram desenvolvidas, deixando de lado esta alternativa.
• Cirurgia por laparoscopia (vídeo) — Uma técnica menos invasiva, onde os profissionais realizam todo o procedimento com ajuda de uma câmera, permitindo a visualização do órgão e maior precisão em sua retirada.
A pós cirurgia deve envolver repouso integral nos primeiros dias para reduzir os riscos de complicações. O retorno ao trabalho e os exercícios leves só podem iniciar novamente depois de 1 semana, no caso da laparoscopia.
''Mas, afinal, quando está contra-indicada?''. No caso de pacientes com comorbidades cardiológicas ou clínicas que dificultem a cirurgia, tornando-a arriscada. São casos específicos e que devem ser avaliados por um profissional especializado.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo