Dando seguimento em nossas postagens sobre a Pedra na Vesícula, um problema responsável por causar desconforto e incômodos para os pacientes, hoje vamos conversar sobre a cirurgia e em quais casos ela se faz necessária.
A colecistectomia é um procedimento cirúrgico seguro e rápido (dura em torno de 45 min) realizado em casos de Pedra na Vesícula. No entanto, pacientes que sofram com vesícula inflamada ou cânceres no órgão também podem passar pela cirurgia, dependendo da avaliação médica.
Quando falamos sobre a cirurgia de vesícula, devemos pontuar também sobre duas técnicas utilizadas para tal. Confira:
• Cirurgia convencional — Também chamada de ”cirurgia aberta”, os profissionais realizam um corte maior no abdômen, para retirada da vesícula. Com o avanço da tecnologia, outras técnicas foram desenvolvidas, deixando de lado esta alternativa;
• Cirurgia por laparoscopia (vídeo) — Uma técnica menos invasiva, onde os profissionais realizam todo o procedimento com ajuda de uma câmera, permitindo a visualização do órgão e maior precisão em sua retirada.
No pós-cirurgia, é fundamental que o paciente repouse e, ao conseguir levantar (em torno de 1 a 2 dias), ele tem a possibilidade de realizar caminhadas e atividades simples. O retorno ao trabalho e os exercícios leves só podem iniciar novamente depois de 1 semana, no caso da laparoscopia.
Em caso de desconfortos ou dúvidas, é fundamental dialogar com o médico responsável pelo procedimento.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo