Continuando nosso conteúdo sobre a Pedra na Vesícula, uma condição decorrente do acúmulo de colesterol e cálcio na vesícula biliar, hoje vamos conversar sobre as causas para o surgimento deste problema.
Existem diversos fatores que podem alterar a composição da bile, um líquido produzido pelo fígado e que fica armazenado na vesícula para auxiliar na digestão de gorduras, e que podem resultar na formação das Pedras na Vesícula. Confira alguns deles:
• Dieta rica em gordura — Quando há um consumo maior de gorduras e menor quantidade de fibras, a bile tem problemas de sobrecarga para fazer o processo de digestão. Com isso, o excesso de gorduras acaba se transformando nos cálculos biliares;
• Sobrepeso ou obesidade — Geralmente, pessoas obesas têm altas taxas de colesterol ruim (LDL), fazendo com que a bile tenha problemas para dissolver todo o colesterol, o que favorece na formação de Pedras na Vesícula;
• Diabetes mellitus — Pacientes diabéticos sofrem com uma concentração elevada de triglicerídeos, o que contribui para o surgimento dos cálculos biliares.
Além destas, a gravidez e o uso excessivo de anticoncepcionais também são consideradas causas que contribuem para o surgimento das pedras, visto que ambas condições provocam alterações nos níveis hormonais e afetam diretamente a vesícula.
Seja qual for o caso, é fundamental que o paciente busque ajuda médica ao levantar suspeitas a respeito do quadro para ter uma avaliação que ajude a diagnosticar as possíveis causas de seu desconforto.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo