Continuando nossa postagem sobre a colonoscopia, um exame gastrointestinal importantíssimo que permite observar o intestino grosso, nesse conteúdo vamos conversar sobre as principais patologias que podem ser identificadas através dela.
A colonoscopia pode ser útil para identificar complicações tanto em pacientes que não apresentam sintomas, como também aqueles que já apresentam os sinais de um quadro mais grave.
Com a realização da colonoscopia, é possível identificar diversas complicações, sendo as principais delas:
• Colites — Inflamações intestinais que causam diarreia, desconforto abdominal, febre, entre outros.
• Doença celíaca — Provocada pelo consumo de produtos à base de glúten, onde o próprio organismo cria células de defesa para atacar a mucosa. Os sintomas mais comuns envolvem diarréia, perda de apetite e desconforto.
• Pólipos — Pequenos tumores que, em sua maioria, são benignos e inofensivos, mas que podem se tornar malignos e desenvolver o câncer colorretal.
• Hemorróidas — Conhecidas por causar dores, sangramento e desconforto ao tratar, podendo levar a um incômodo maior se não forem tratadas corretamente.
• Câncer Colorretal — Um dos tumores mais comuns na população brasileira. A colonoscopia é o principal exame que permite o diagnóstico de forma segura e eficaz.
Existem, claro, diversas outras condições que podem ser identificadas através desse exame, mas neste conteúdo decidi abordar apenas os mais conhecidos.
Gostaria de agendar uma consulta, clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo