A colonoscopia é um exame gastrointestinal que permite a visualização de imagens em tempo real do intestino grosso. Através dela, o profissional pode identificar a presença de tumores, pólipos e, claro, diagnosticar doenças inflamatórias (ex: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa).
Além das doenças inflamatórias, a colonoscopia permite analisar as possíveis razões para diarréias crônicas, sangramentos (identificados pelo teste de sangue oculto nas fezes) e até mesmo a perda de peso sem motivo aparente.
“E, afinal, quando devo realizar esse procedimento?”. Existem duas situações onde este exame gastrointestinal se faz essencial, sendo elas:
• Investigação de sintomas — Ao levantar suspeitas sobre determinados sintomas, como dor abdominal e mudanças nos hábitos intestinais, o gastroenterologista pode recomendar o exame para investigar as possíveis causas e oferecer um tratamento adequado;
• Rastreamento do Câncer Colorretal — Indicado para avaliar a presença de lesões intestinais em pacientes que tenham casos do problema na família, permitindo que os pólipos suspeitos sejam avaliados e, se tiverem potencial de câncer, sejam removidos.
Ainda que existam outros procedimentos que permitam o diagnóstico do câncer de intestino, a colonoscopia é conhecida por ser bem mais efetiva nesta função.
De acordo com as recomendações brasileiras, os pacientes assintomáticos e acima de 50 anos devem considerar a realização do exame para o diagnóstico precoce do câncer colorretal, principalmente aqueles com histórico familiar ou fatores de risco.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo