A endoscopia digestiva é um exame realizado para analisar o trato gastrointestinal superior (esôfago, estômago e duodeno). Através dele, é possível identificar a presença de possíveis tumores na região do esôfago e do estômago, permitindo que lesões pré-cancerígenas sejam removidas.
Para o procedimento, realizado por via oral, é introduzido um tubo fino com uma videocâmara em seu extremo.
Através disso, o profissional consegue receber as imagens do interior do tubo digestivo em tempo real, dando a possibilidade de identificar qualquer problema nas mucosas e realizar diversos procedimentos (ex: biópsias, remoção de corpos estranhos, entre outros).
Toda a realização do exame ocorre enquanto o paciente está sedado e, para que tudo ocorra de forma segura, os níveis de oxigênio e batimentos cardíacos sempre são verificados, garantindo que não ocorra qualquer complicação.
Por fim, o exame não causa dores.
É possível que o indivíduo sinta dificuldades para engolir ou tenha uma sensação de pigarro na garganta, duas condições causadas pelo uso de anestésicos. Caso tenha dúvidas, é fundamental conversar com o médico especialista sobre qualquer sensação ou problema diferente que esteja sentindo.
Consegui te ajudar com esse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa saber disso!
Gostaria de agendar uma consulta, clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo