Trata-se de um exame capaz de analisar, em tempo real, o intestino grosso. Por meio da colonoscopia o especialista pode identificar a presença de pólipos, tumores e diagnosticar doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.
Ainda, ela permite observar as possíveis razões para ocorrências como diarréias crônicas, sangramentos (identificados pelo teste de sangue oculto nas fezes) e perda de peso sem motivo aparente.
“Dr. Adriano, existe um momento certo para realizar esse exame?”. Normalmente, ele é recomendado nas seguintes situações:
• Rastreamento do Câncer Colorretal — tem como objetivo avaliar a presença de lesões intestinais de casos em que o paciente tem histórico familiar da doença. Possibilita a análise de pólipos suspeitos e removidos, se houver potencial de câncer;
• Investigação de sintomas — indicado se o paciente apresenta sintomas suspeitos, como dor abdominal e alterações nos hábitos intestinais. Assim, o gastroenterologista recomenda o exame para investigar as possíveis causas e oferecer o tratamento adequado.
Embora existam outros procedimentos, a colonoscopia é conhecida por ser a mais efetiva no diagnóstico do câncer de intestino!
Inclusive, o Ministério da Saúde recomenda que pacientes assintomáticos com mais de 50 anos devem realizar o exame com o intuito de diagnosticar precocemente o câncer colorretal, especialmente aqueles com histórico familiar ou fatores de risco.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo