De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, foi possível observar que cerca de 60,3% da população acima dos 18 anos convivia com um quadro de sobrepeso ou obesidade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas.
Além de ser um índice preocupante, ele também chama atenção para outro assunto: os riscos de saúde aos quais a população acima do peso fica suscetível no futuro. Para que seja possível aprofundar neste tema com clareza, decidi preparar um conteúdo especial para vocês! Confira:
Doenças Cardiovasculares
Com o acúmulo de gordura abdominal, a circulação sanguínea tem dificuldades para realizar um bombeamento adequado entre o coração e outros órgãos.E, quando combinado com o entupimento de artérias, que são igualmente importantes para todo o processo, há um aumento na incidência de problemas cardiovasculares (ex: hipertensão, derrame, infarto, entre outros).
Diabetes
Quando o acúmulo de gordura corporal é excessivo (e combinado com outros fatores, como estresse e o consumo desregulado de carboidratos), o pâncreas é sobrecarregado e tem a produção de insulínica totalmente prejudicado.
Por conta disso, o corpo não consegue realizar o controle glicêmico como deveria, resultando em uma série de complicações (que são, inclusive, características da diabetes).
Apneia do Sono
Em torno de 80% das pessoas que convivem com obesidade sofrem com o problema. Por conta da sobrecarga pulmonar, decorrente do acúmulo de gordura, o paciente fica suscetível a apresentar tanto a Apneia, sofrendo com despertares noturnos, como também de outros distúrbios do sono.Dores Articulares
O sobrepeso impacta diretamente no funcionamento de articulações e ossos, provocando desconfortos na região dos membros inferiores (sendo estes os mais impactados) e impactando diretamente na locomoção do paciente.O excesso de peso também pode contribuir para o desenvolvimento de artrose e outras doenças articulares.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui.
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo