''É apenas uma questão de força de vontade''. Esta é apenas uma das principais que pessoas com sobrepeso (ou que já convivem com a obesidade) costumam ouvir, relacionando o problema às escolhas cotidianas, especialmente à questão alimentar.
Porém, engana-se quem promove esses argumentos! A obesidade é um problema multifatorial, ou seja, existem diversos fatores que estão relacionados ao seu desenvolvimento, sejam eles genéticos, biológicos, socioculturais ou ambientais.
Vale pontuar que, em nenhuma das particularidades acima, há qualquer relação com a ''força de vontade'' do indivíduo de realizar um cuidado especial consigo mesmo. Estes argumentos que visam focar na culpa podem, na realidade, prejudicar a busca por ajuda especializada.
Para que o sobrepeso seja tratado corretamente, existem também uma série de questões às quais devem ser avaliadas juntamente com um profissional (procedimentos indicados para tal, protocolos de reeducação alimentar, entre outros), indo além da ''culpa'' exercida sobre o paciente.
O autocuidado com a saúde de pessoas obesas é um longo processo do qual precisa ser reformulado continuamente, lhes garantindo resultados eficazes e os permitindo viver longe de comorbidades. A sensação de culpa é totalmente ineficaz ao longo desta jornada.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui.
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo