Os cálculos biliares, popularmente chamados de pedras na vesícula, são uma espécie de cristais que se formam na vesícula biliar e, se não tratados, podem originar diversas complicações. Permita-me mostrar as principais:
O primeiro, e mais recorrente, problema causado pelas pedras na vesícula é a cólica biliar, uma dor intensa e aguda que surge quando alguma das pedras fica presa na saída da vesícula, impedindo o fluxo de bile. Isso pode levar ao desenvolvimento de um quadro de colangite, que é a infecção dos canais biliares.
Outra complicação causada por esse bloqueio na saída da vesícula é a colecistite aguda, uma inflamação aguda da vesícula biliar, caracterizada por dores intensas e constantes, que podem ou não vir acompanhadas de febre.
Na hipótese de um dos cálculos se movimentar para o colédoco (principal canal que leva a bile do fígado ao intestino) e obstruí-lo, o paciente acaba ficando ictérico, isto é, com a pele e os olhos amarelados.
Como consequência, o indivíduo pode sofrer de pancreatite, já que a bile, em seu caminho usual da vesícula para o intestino, passa por dentro do pâncreas e se junta ao canal principal que drena o suco pancreático. Logo, se esse canal fica obstruído, o suco pancreático também fica retido no órgão de origem, lesionando-o.
Percebe como o não tratamento dos cálculos biliares pode levar a diversas complicações?
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!