Independente do caso onde a endoscopia seja indicada, seja para investigar as causas de determinados sintomas gastrointestinais e garantir um diagnóstico precoce ou mesmo para auxiliar no tratamento de doenças pré-existentes, é fundamental se preparar para ela!
Pensando nisso, decidi reunir algumas orientações cruciais para quem deve realizar o procedimento no futuro sem receios ou medos.
• Adote uma dieta leve! — Um dia anterior ao exame, o paciente deve ter um cardápio leve, evitando alimentos que sejam difíceis de digerir (ex: carnes vermelhas, frituras ou pratos gordurosos).
• Suspenda a medicação — O uso de medicamentos, principalmente os que provoquem alterações na coagulação ou pressão sanguínea, devem ser suspensos antes do procedimento para evitar impactos significativos nos resultados finais. Se este for o seu caso, converse com o médico para avaliar quais cuidados na administração de medicamentos devem ser seguidos.
• Realize o Jejum – Tendo início 8 horas antes do exame, o jejum desenvolve um papel importantíssimo na Endoscopia e deve ser seguido à risca pelos pacientes para permitir a visualização adequada do trato digestivo.
• Utilize Roupas Confortáveis — Para que seja possível garantir o próprio bem-estar do paciente, é fundamental fazer uso de roupas que sejam leves e confortáveis para reduzir o desconforto ao longo do procedimento.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui.
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo