Continuando o nosso conteúdo anterior, onde comentei sobre o momento ideal para ir ao gastroenterologista, hoje vamos estender um pouco mais sobre o assunto e conversar sobre as principais doenças tratadas por esse profissional.
• Doença do refluxo gastroesofágico
Responsável por causar muita dor, azia e queimação, o refluxo é uma complicação muito comum, onde os alimentos localizados no estômago têm um retorno involuntário, indo para o esôfago.
• Gastrite e Úlcera Gástrica
Caracterizadas como uma irritações na parede do estômago. Ambas condições são provocadas com a produção elevada de ácidos gástricos, lesionando o órgão e manifestando sintomas como queimação, dores, enjoo e má digestão.
• Hepatite e Cirrose
Ambas doenças atingem o fígado e podem causar mau funcionamento do Sistema Digestivo, logo, o gastrologista é imprescindível para tratá-las. Nessas condições, o paciente pode apresentar olhos amarelados, urina escura, aumento do abdômen e fezes claras.
• Intolerância à lactose
Quando o corpo apresenta carência ou disfunções na produção da lactase (enzima que ajuda na quebra do açúcar no leite e derivados), as bactérias do estômago “fermentam” o açúcar, provocando gases, cólica e diarreia.
• Hemorróidas
São veias inflamadas e inchadas localizadas na região do reto e do ânus e são provocadas pelo esforço durante a evacuação, excesso de peso ou gravidez. Nessa condição, o paciente apresenta sintomas como sangramento e dores fortes quando vai ao banheiro.
• Câncer
O gastroenterologista é responsável por tratar dos mais diversos tipos de câncer que atingem o aparelho digestivo, entre eles carcinoma de estômago, esôfago, fígado e intestino.
Não deixe sua saúde para depois!
Através da consulta com o gastroenterologista, é possível identificar as doenças listadas através desse post (e várias outras), garantindo uma boa qualidade de vida para você.
Quando uma doença é identificada logo nos estágios iniciais, o tratamento pode evitar o agravamento do quadro e, até mesmo, permitir uma possível cura. Não hesite, consulte com seu médico e se cuide!