Ter em mãos o diagnóstico de uma Doença Inflamatória Intestinal não é fácil: o paciente precisa reconhecer que, agora, convive com uma comorbidade crônica que ainda não possui uma causa específica em seu desenvolvimento.
Nesta nova trajetória, a aceitação tem um peso maior. Afinal, é ela quem moldará as ações a serem tomadas, o interesse em cuidar de si e evitar outras possíveis complicações que podem ser ocasionadas pelas DIIs.
Inicialmente, o paciente deve reconhecer o que são as DIIs e reunir informações a respeito que o deixem a par de tudo, visto que é comum a mente se encher de questionamentos. Dialogar com o gastroenterologista a respeito do diagnóstico também ajuda neste processo.
''E o que devo fazer depois disso?''. Com tudo em mente, é chegada a hora de realizar alterações na rotina e nos hábitos, com o objetivo de reduzir as chances de novas crises no futuro e evitar o agravamento da inflamação intestinal.
Adotar uma dieta balanceada, fazer o uso adequado dos medicamentos prescritos e se exercitar regularmente são apenas algumas das ações que tornam o ambiente intestinal agradável, permitindo que o paciente siga sua vida tranquilamente mesmo com a DII.
Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!
Dr Adriano Benites Tagarra - Cirurgião do Aparelho Digestivo